sábado, 9 de outubro de 2010

Homem também coloca a mão na massa!

Alini Fuloni – alinijornalista@hotmail.com
Homem também coloca a mão na massa!  
A coluna Mais Sabor traz uma receita muito simples e fácil. Apesar de não aparentar, as esfirras são rápidas para preparar e de montar. O comerciante S. Wilson Roma ensina a receita que aprendeu com a esposa, D. Maria.
De origem da Síria e do Líbano, a esfirra tornou-se extremamente popular. Os recheios podem ser de carne bovina ou de frango, queijo, coalhada, palmito, calabresa, verduras temperadas ou que você tiver em casa. Confira!
O que precisa
Porção para 40 unidades
2 gemas
3 colheres de açúcar
1 col. rasa de sal
4 col. fermento biológico
2 copos (tipo americano) de água morna
1 copo de óleo
1kg de farinha
Modo de preparo
É só misturar tudo e sovar bem. Guarde um pouco de farinha para sovar. Divida a massa em bolinhas correspondentes a cada esfirra, do tamanho que você quiser. Distribua sobre superfície enfarinhada e abra com o rolo em formato redondo (use cortador se não conseguir) até atingir 0,5 cm de espessura. Coloque o recheio (nem pouco ou muito para não faltar ou vazar). Feche as pontas apertando com os dedos (sem encostar no recheio, senão não fecha) formando um triângulo. Se não apertar direito, vazará!
Você pode colocá-las na forma com as pontas viradas para baixo ou para cima. Não é necessário pincelar com gema e café. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que elas corem.
Dica
* Não use o forno a menos de 200ºC para que as esfirras não demorem a assar e fiquem duras pela perda de umidade 
S. Wilson Roma aprendeu com a esposa e hoje ensina a receita que sabe de cor (Foto - AFuloni)