sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cercas vivas: isole áreas com beleza e naturalidade

Esteticamente perfeitas, elas ainda disfarçam paredes, muros e formam uma bela composição no jardim

___Informe Blancocitrus

Muitas vezes pensamos em como separar áreas sem utilizar materiais artificiais e fazendo uso do verde das plantas. As cercas vivas são a solução para esta questão. Esteticamente perfeitas, as cercas vivas representam uma forma bonita e natural de isolar áreas, disfarçar paredes, muros e formar uma bela composição no jardim.
Entretanto, é preciso saber que para formar cercas vivas são necessários cuidados básicos para que realmente possa se obter bons resultados e plantas viçosas e sadias. Os arbustos são ideais para a formação das cercas vivas, pois geralmente não passam de três metros de altura, não possuem troncos e sim galhos que saem do solo e, também, por serem capazes de encher de folhas e flores coloridas todos os seus galhos. 
Antes de escolher as espécies mais adequadas às suas necessidades, saiba como plantar, tratar e podar os arbustos. Estes cuidados valem para todas as espécies e são itens fundamentais para quem quer ter belas cercas vivas.

Plantio - Prepare o solo com areia de rio, pois possibilita o arejamento e a drenagem da água. Use terra comum para conservar a umidade do solo e acrescente terra vegetal para somar substâncias nutritivas. A proporção irá depender da necessidade de cada espécie, entretanto pode-se utilizar como padrão a mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de areia de rio. 

Vasos ou Jardineiras - Se não puder plantar os arbustos em canteiros, você pode usar vasos ou jardineiras. Neste caso, lembre-se de facilitar a drenagem colocando no fundo do recipiente um pouco de cascalho. Para este tipo de plantio, use a seguinte mistura: 1/4 de composto orgânico, 1/4 de areia, 1/4 de terra vegetal e 1/4 de terra comum.

Poda – Todas as plantas devem ser podadas acima da inserção de uma folha e na diagonal. Elimine sempre os ramos cruzados e conserve-os abertos para que os brotos recebam luz suficiente. Use sempre uma tesoura de poda ou canivete, bem afiados. (Bonde, com informações Jardim de Flores)

(Foto - Divulgação) 
Sabendo usar a planta adequada sua cerca viva ficará sempre bonita


Espécies indicadas para formar sua cerca viva 

 Lanterninha chinesa (Abutilon)
 Bela-Emilia (Plumbago capensis) 
 Violeteira (Duranta repens) 
 Azaléia (Rhododendron) 
 Roseira (Rosa sp.) 
 Camélia (Camellia japonica)
 Mimo-de-vênus (Hibiscus rosa-sinensis) 
 Malvavisco (Malvaviscus mollis) 
 Cróton (Codiaeum variegatum) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário