terça-feira, 21 de outubro de 2014

Viaduto da avenida Raul Furquim será interditado

     O viaduto da avenida Raul Furquim, entre os bairros Jardim Casa Grande e Jardim Marajá, será interditado, a partir de segunda-feira, 27, em virtude das obras de duplicação da rodovia Comendador Pedro Monteleone, que está sendo executada pela concessionária que administra a rodovia.
   
(Foto - Divulgação)
 De acordo com a empresa responsável pela obra, a interdição terá a duração de pelo menos 90 dias, o que provocará a mudança no tráfego de veículos na região. Diante disso, a Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento de Tráfego, implantará placas de sinalização para orientar as rotas alternativas.      Para quem segue na avenida Raul Furquim, no sentido bairro-centro, a orientação é virar à direita na rua Brasília, seguir pela rua Paraguai e rua Alni Antônio Guimarães até a avenida Pedro Paschoal. Outra opção no sentido bairro-centro é seguir pela rua Brandão Veras até a avenida Pedro Paschoal.      Para os motoristas que trafegam na avenida Raul Furquim no sentido centro-bairro, a alternativa é virar à esquerda na rua Mauro de Abreu Izique, seguir pela rua Alni Antônio Guimarães, rua Paraguai e rua Brasil retornando para a avenida Raul Furquim. Outra opção no sentido centro-bairro é virar à direita pela rua Espanha e seguir pela rua Brandão Veras.
(Fonte: Com informações assessoria de imprensa da prefeitura de Bebedouro)

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Faça sequilho em casa

(Reprodução)
Que tal aproveitar este final de semana e fazer uma receita para lá de diferente e rápida? Todo mundo conhece, mas é bem mais prático comprar pronto na padaria ou mercado. Ledo engano! Esta receita de sequilhos é super fácil de fazer e você ainda pode aproveitar para convidar a criançada para participar.
A receita está no blog Segredos da Tia Emília e, como dica, a sugestão é para que você acrescente a farinha de trigo aos poucos, já que cada manteiga absorve a farinha em dosagens diferentes. Esta receita usa a manteiga em lata e, se for usar goiabada sólida, corte-a em pequenos quadradinhos. Confira.

Sequilhos com goiabada

O que precisa

100 g de açúcar refinado
200 g de manteiga
300 g de farinha de trigo peneirada 
1 colher de café de fermento
Goiabada cremosa ou sólida em pequenos pedaços
Açúcar refinado

Como fazer

• Misture primeiro o açúcar e a manteiga em tigela. Depois, peneire a farinha e o fermento por cima e misture com as mãos até incorporar completamente e formar uma massa lisa e macia.

• Quando a massa estiver pronta, comece a montar os sequilhos no formato que quiser. Se fizer com goiaba, faça uma bolinha pequena como se estivesse enrolando brigadeiro, pressione o centro da bola com o dedo mindinho para fazer um buraco e coloque a goiaba.

• Enquanto prepara os sequilhos, preaqueça o forno a 180ºC.

• Coloque em assadeiras sem untar, pois a massa já tem manteiga, e leve a forno por 15 minutos. Eles ficarão ainda brancos por cima, porém levemente dourados embaixo.


• Coloque açúcar refinado em um prato fundo e passe nos sequilhos assados. Assim, eles não irão grudar uns nos outros e dará um toque especial no visual e no sabor. Está pronto! Para guardar, espere esfriar e coloque em uma vasilha totalmente vedada, que seja de vidro de preferência.
(Fonte: Bonde)

Matéria publicada na edição de 20 de setembro de 2014, no jornal acidade, de Monte Azul e região. Assine já: (17) 3361-2610.

Carne seca na moranga

(Foto - AFuloni)
Alini Fuloni

Receita bem elaborada e que vai render elogios! Aprenda o passo a passo e faça deliciosa carne seca na moranga, como ensina Marli de Biaggio. O preparo é rápido, mas não se esqueça de tirar o sal da carne seca no dia anterior. Confira.

O que precisa

1 abóbora moranga (cerca de 2 kg)
500 g de carne seca, sem gordura e dessalgada
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada em cubos
4 dentes de alho picados em cubos
3 tomates em cubos
Parte de pimentão em cubos
Bisnaga de Catupiry
Cheiro verde
1 lata de creme de leite
Sal e orégano a gosto
Maionese
Papel alumínio

Como fazer

• No dia anterior, dessalgue a carne seca. Troque a água por três vezes.

• Com uma faca pequena e bem afiada, corte a tampa da moranga. Com uma colher, retire todas as sementes do interior da moranga (tomando cuidado para não furar o fundo). Descarte as sementes e fiapos. Coloque água fervente e tampe novamente. Reserve.

• Cozinhe a carne seca com a água da última troca e desfie.

• No azeite, frite a cebola, o alho, o pimentão e o tomate. Acrescente orégano. Junte a carne seca e refogue, mexendo bem. Acrescente o cheiro verde e o creme de leite. Deixe ferver um pouco e desligue o fogo. Adicione sal, se necessário. Reserve.

• Forre uma assadeira com papel alumínio. Jogue a água da moranga e passe maionese em toda a casca. Coloque Catupiry no fundo, o refogado da carne seca e finalize com mais Catupiry. Feche a moranga e sele com mais maionese na tampa.

• Enrole-a com bastante papel alumínio (o lado brilhante para dentro). Em forno preaquecido a 180°, asse por até duas horas. Bom apetite!

Matéria publicada na edição de 13 de setembro de 2014, no jornal acidade, de Monte Azul e região. Assine já: (17) 3361-2610.