quinta-feira, 2 de julho de 2015

ATDA apoia manejo regional contra o psilídeo no 8º Workshop

Pesquisador do Fundecitrus destaca a região com maior número de armadilhas, propriedades monitoradas e produtores participantes.

Monte Azul Pta. – Formado desde novembro de 2013 na região de Bebedouro, o sistema Alerta Fitossanitário tem sido uma ferramenta eficaz para auxiliar os citricultores a monitorar o psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor da bactéria do greening (HLB). Segundo o pesquisador Renato Beozzo Bassanezi, do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), Bebedouro cobre 18 municípios, somando 33 mil hectares de citrus com quase 16 milhões de plantas, ou seja, representa em torno de 70% das árvores de citrus da região. Os números foram apresentados durante o 8º Workshop ATDA, nesta quinta-feira (2), no Clube Recreativo, em Monte Azul Paulista.
A iniciativa do Fundecitrus é incentivar o uso de armadilhas adesivas amarelas georrefenciadas nas propriedades rurais a fim de monitorar o psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor da bactéria do greening (HLB). Somente na região de Bebedouro, são quase 6.800 armadilhas avaliadas, após os 41 produtores inscritos enviarem os dados a cada 15 dias, representando 152 propriedades monitoradas pelo Fundecitrus de maneira complementar.
Pesquisador Renato Bassanezi incentiva participação
de produtores no manejo regional contra o psilídeo. (Foto: AFuloni)
“É a região com mais armadilhas e monitoradas em todos os grupos, além de ter o maior número de produtores participantes. De novembro de 2013 até a primeira quinzena de junho deste ano, a média tem sido 74% maior aos pomares mais rigorosos. A situação mudou nos últimos meses, porque tivemos melhor atuação melhor com o baixo manejo. Por isso, devemos motivar mais produtores a fazerem parte deste sistema”, conta o pesquisador Bassanezi, do Fundecitrus.
O produtor interessado deve se inscrever pela internet (fundecitrus.com.br), instalar as armadilhas, fazer o monitoramento e enviar as informações pelo site. Os dados são organizados e devolvidos em forma de relatórios quinzenais sobre a população do inseto nas propriedades e na região e que permitem identificar os locais e momentos críticos de ocorrência do psilídeo.
O estudo desenvolvido pelo Fundecitrus mostra que o manejo realizado em conjunto por propriedades vizinhas é 10 vezes mais eficaz que o controle restrito a apenas um pomar. “Uma das vantagens do sistema é a economia com pulverizações, que são feitas apenas no momento mais adequado, quando há a ocorrência do psilídeo na região, o que evita aplicações desnecessárias de inseticidas”, destaca o pesquisador do Fundecitrus.

Workshop ATDA – Com o tema Citricultura é a nossa vida, o 8º Workshop ATDA acontece nesta quinta-feira (2), no Clube Recreativo Monteazulense, que fica na Praça Coronel Licas, Centro de Monte Azul Paulista. Cerca de 150 pessoas participam do evento, entre produtores, profissionais, consultores, estudantes e empresas relacionadas ao agronegócio. Cada participante doou um quilo de alimento não-perecível, que será revertido para entidades da cidade. A realização é do Aporte Técnico para Desenvolvimento Agrícola (ATDA).

O que é - Fundado em 2004, o ATDA surgiu com a necessidade de buscar novos conhecimentos, desenvolvendo parceria com universidades, empresas de pesquisas, desenvolvimento e comercialização de insumos e defensivos agrícolas. Com o lema "Negociando Conhecimento", o grupo de estudos é formado por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e citricultores da região de Monte Azul Pta.
  
Alini Fuloni
Assessoria de imprensa
(17) 98833-4515