segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Costela recheada: variedade no sabor, textura e aroma

Seja no forno ou na churrasqueira, esta carne vai encantar paladares!

José Alfredo Cantore é cozinheiro há mais de 20 anos e ainda mantém a tradição de se reunir com os amigos e preparar pratos nada calóricos. “É muito gostoso e divertido passar um tempo com essas pessoas”, diz. Entre os deliciosos pratos está a famosa Costela Recheada, feita na churrasqueira a bafo. “Isso já é coisa antiga que a gente foi melhorando com o tempo, trocando alguns ingredientes até chegar onde está! Minha mãe que fazia e faz sucesso até hoje!”, recorda Zé Cantore.
A Costela Recheada pode ser feita no forno, onde são 2h de preparo, ou ainda na churrasqueira a bafo, que pode chegar a 4h. Os recheios também podem variar de acordo com o gosto de cada um e Zé Cantore aproveita para dizer que, com o acréscimo da calabresa em tiras, o seu prato tem de a ficar muito mais saboroso. Confira esta porção que rende para até oito pessoas!

(Foto - AFuloni)


Costela Recheada

O que precisa

3kg de costela em ripa desossada
400g de bacon em tiras
3 cenouras médias em tiras
1 pimentão médio vermelho em tiras
1 pimentão amarelo vermelho em tiras
1 cebola média (cubos pequenos)
Sal a gosto

Modo de preparo

1. Lave a costela e deixe na geladeira por 2h;

2. Tempere a parte interna da costela somente com o sal;

3. No sentido da costela aberta, disponha todos os ingredientes;

4. Enrole, amarre com barbante e envolva no papel alumínio;

5. Em forno preaquecido a 200 graus, deixe a costela assar por 2h;

6. Se preferir na churrasqueira a bafo, o tempo necessário será de 4h.


Alini Fuloni – alinijornalista@hotmail.com
Jornal acidade, Monte Azul Paulista (SP)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Comunidade será beneficiada com o Fafibe Cidadã

Projeto social oferece serviços de saúde, entretenimento e Justiça

As Faculdades Integradas Fafibe já mantém contato com a prefeitura para implantar o projeto Fafibe Cidadã em Monte Azul Paulista. A expectativa é de que seja realizado em 19 de março, na Praça Barão do Rio Branco. Se autorizada, a cidade será a terceira da região a receber o projeto social. “Será muita honra! O município é muito parceiro da Fafibe, principalmente as escolas”, diz ansiosa a diretora administrativa da Fafibe, Aparecida do Carmo Frigeri Belchior.
Criado há sete anos, o Fafibe Cidadã oferece serviços de saúde, entretenimento, cultura, esporte e informações jurídicas. Cerca de 50 alunos se dispõem a trabalhar voluntariamente, 20 professores e funcionários. “Pode participar toda a população que tenha alguma questão para resolver ou não tenha acesso. Todos os cursos têm algo a oferecer para a comunidade. É um dia muito especial e de doação da Fafibe para Monte Azul Paulista que se reverte em melhoria para a comunidade”, convida a diretora Cidinha.
A iniciativa para implantar o projeto em Monte Azul é pela iniciativa das escolas na busca de parcerias com a faculdade de Bebedouro. “São pessoas extremamente comprometidas e sempre atuamos em parceria. Percebemos o quanto se importam com a comunidade e, a partir deste olhar das escolas, julgamos que seria muito pertinente que a Fafibe contribuísse de alguma forma por tudo o que a cidade oferece para nós”, explica a diretora. Outro fator é para atender as pessoas que têm dificuldades em acessos. “É o momento para se informar através de um circuito de atendimento à comunidade”, completa.

Novos cursos – O prazo é até sexta-feira (11) para se matricular na Fafibe para quem já foi aprovado no vestibular ou está interessado nos cursos de pós-graduação. A inovação deste ano é a variedade de novos cursos superiores que atendem a demanda do mercado regional: Nutrição (4 anos), Produção Sucroalcooleira (3 anos), Design Gráfico e Secretariado (2 anos). “Já estão em funcionamento com boas turmas. É uma conquista para Bebedouro e região”, comemora Cidinha Belchior.

(Foto – AFuloni)
Fafibe está interessada em implantar projeto social na cidade

Alini Fuloni – alinijornalista@hotmail.com
Jornal acidade, Monte Azul Paulista (SP)